terça-feira, outubro 04, 2005

Sobre o Referendo e os Artistas da Globo

Eu abro um espaço aqui no Intermitentes pra falar sobre o tão estúpido referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo [ufa!]. Meu amigo Henrique, do memórias de mais um na multidão (vide Recomendo), já havia comentado sobre ele em um de seus posts antigos. Acontece que eu acho que o povo brasileiro é muito iludido em termos de esperança. E se agarram a ela sem nunca terem pensado o que de fato significaria tudo isso. Não importa! Pensa-se (ou melhor, se auto-engana) que ser contra a proibição é ser a favor da criminalização; na realidade não sei se esta idéia é algo já veiculado pela mídia ou se faz parte de mais-uma-daquelas-moralizações-sociais que tenta vender o slogan: eu sou bonzinho, por isso digo sim!

Acontece que é de esperar que as estatísticas apontem que os crimes acidentais são bem menores que os crimes, assim por dizer, cometidos propositalmente; a não ser que algum Garotinho da vida modifique as palavras [porque estatística é tão precisa que não depende apenas das contas, mas também de um bom vocabulário] e diga que uma "rixa entre vizinhos" é o mesmo que "confronto entre traficantes de favelas vizinhas". Porque é possível transformar o Brasil num país perfeito usando apenas a estatística e o Português. É como se fosse comum ao cidadão que tivesse uma arma legalizada em sua casa, de relações estremecidas com sua vizinha Ana, do quatrocentos e um, "estourar os miolos da filha da puta" porque ela botou o som alto no
pagodão que ele odeia. Provavelmente o cara vai usar sua arminha legalizada, registrada em seu nome, para cometer o crime, não é?
Eu tenho medo da minha leve suspeita estar correta: a de que o povão vai votar sim! Porque, afinal de contas, todo mundo está muito preocupado com os crimes acidentais e ninguém quer se passar por "mau" e ser a favor da legalização de uma coisa que mata. O bandido vai continuar armado, contrabandeando armas ilegalmente [bandido não tem e nunca teve arma legal], é estúpido registrar uma arma com a finalidade de cometer um crime. Conversei com um amigo que vai votar sim e me espantei como que ele, tão inteligente, poderia ser capaz de acreditar que esse estatuto seja uma coisa plausível e de suma importância. Diz ele que as armas legalizadas são em maior número no país, estatisticamente. Vou deixar você, leitor, raciocinar porque isso é verdade (e ao mesmo tempo, uma grande mentira).

Já viram as vinhetas das duas frontes? Perceberam que o fundo de tela posto pelo SIM é branco? Há uma referência implícita à paz nisso tudo. Como se a paz residisse aí, em ser impensante, em agir a favor do amor! É, até o amor já entrou na história, pra ser confundido. Mas eu, que sou contra [inclusive ao referendo, grana pública deveria ser utilizada em prol da educação, mas isso não convém, país de gente pensante é uma ameaça muito maior do que armas de fogo], sei que este referendo vai dar sim e torço por estar errado, mas quem sou eu pra disputar com o Lázaro Ramos e os artistas da Globo?

4 Comments:

Blogger henrique said...

Os "puliça" vão fazer assim:
pegar as armas escrotas, jogar num pátio, passar com um compressor em cima e dizer:
"Agora sim, podemos sentir um arrebol de aurora no horizonte pacífico da Pátria enquanto o Cidadão consciente acorda para a paz. Temei, malfeitores!"
Venderão as boas para os marginais e daqui a alguns meses ninguém vai mais nem lembrar disso (brasileiro tem perda de memória recente) e tudo vai acabar como sempre acabou: No tutu do seu gomes

6:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com vc.


Esse Henrique... rss


Beijo!

7:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tudo bem que a maioria das pessoas não sabe direito no que stá votando, mas realmente reduzir os crimes acidentais já é um bom motivo pra proibir a venda de armas e munições. Além disso, coisa que você simplesmente ignorou, cerca de 1/3 das armas recolhidas em crimes foram registradas legalmente antes de cair nas mãos de criminosos (roubando ou comprando). Além disso, há bem mais mortes por motivos fúteis do que você pensa.
Ainda acho que esse referendo é só pra desviar a atenção do povão e da mídia.
Tem mais disso no meu blog

Abraço

5:05 PM  
Blogger Lua said...

Acho a mesma coisa q vc.. sou totalmente contra esse referendo.. tanto dinheiro investido em um referendo que quer demonstrar "democracia".. engraçado como eles querem a opnião do povo qndo em nada atinge seus interesses né?! É.. porque pra eles isso em nada muda, eles continuarão a portar armas.. enfim.. sou contra essa enganação. O meu "amor" e minha "paz" não são demonstrados dessa forma..
Mais uma reforma p dizer q estão fazendo alguma coisa, não aguento mais isso..

Beijos.

5:28 PM  

Postar um comentário

<< Home